27 de maio de 2011, Tabira comemora seu aniversário de 62 anos. Situada a uma altitude de 588 metros, no Sertão do Pajéu, nordeste do Brasil. A cidade ocupa hoje uma área de 380 km2.
No ano de 1865, era uma fazenda de propriedade de João Fernandes de Lima, conhecido por ‘João Branco’.
João Branco, Gonçalo Gomes dos Santos e outros benfeitores locais tiveram a iniciativa de formar ali uma pequena feira para seus habitantes, que, por sua iniciativa própria, pensou em formar uma pequena feira para seus habitantes, surgindo a povoação do lugar denominado Madeira, que logo, passou a se chamar Toco do Gonçalo, em virtude de haver no meio da feira um toco, onde os feirantes cortavam as peças de carne para a venda pública. Esse mesmo senhor (João Fernandes de Lima) doou ao patrimônio de Nossa Senhora dos Remédios partes de suas propriedades, justamente a que forma o perímetro urbano da atual cidade de Tabira.
A denominação de Tabira, foi dada pelo decreto-lei estadual n. º 92 de 31 de março de 1938. Tabira foi desmembrada do município de Afogados de Ingazeira em 31 de dezembro de 1948. Porém só foi constituído município autônomo pela lei n.° 508, de 27 de maio de 1949, data em que se comemora a sua emancipação política e que coincide com a instalação da primeira Constituição Municipal de Tabira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário