domingo, 8 de maio de 2011

MÃE do Dia...


Na GRÉCIA Antiga, há indícios de um tipo de comemoração desta data. Os gregos prestavam homenagens a deusa Reia, mãe comum de todos os seres, faziam todos os tipos de comemorações e a ofereciam diversidades de oferendas.
Em ROMA, os romanos também havia semelhanças com as comemorações dos gregos. A comemoração tomou um caráter cristão somente nos primórdios do cristianismo. Era uma celebração realizada  em homenagem a Virgem Maria, a mãe de Jesus.
Na INGLATERRA do século XVII, uma comemoração mais semelhante a dos dias atuais podia se encontrada, era o Domingo das Mães, que tinha como propósito aproximar os filhos que moravam distantes de suas mães e assim podiam visitá-las e presenteá-las.
O DIA DAS MÃES teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna M. Jarvis perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Anna com uma festa. Anna quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio. Após estes eventos, a data espalhou-se pelo mundo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário