quarta-feira, 11 de maio de 2011

MAIO na História...

11 de Maio

Morre Robert Nesta Marley  (Bob Marley)

Maior estrela do reggae morre aos 36 anos, vítima de cancro, uma espécie de câncer de pele. A doença foi mantida em segredo do grande público.


e em...



824 - É eleito o Papa Eugénio II.


1852 - Inauguração do telégrafo no Brasil.


1911 - Revolução no México: é firmada a paz entre os revolucionários e o presidente Porfirio Díaz.


1927 - Fundação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar.


1928 - As primeiras emissões regulares de TV são realizadas em Nova York.


1941 - Segunda Guerra Mundial: Londres sofre o mais duro bombardeio aéreo.


1949 - Israel é admitido na Organização das Nações Unidas.


1981 - Morre  Bob Marley, músico jamaicano de reggae.


1998 - A Índia realiza três testes atômicos subterrâneos no deserto de Rajasthan.


2007 - Canonização do 1º santo brasileiro, Frei Galvão, em São Paulo, pelo Papa Bento XVI.

domingo, 8 de maio de 2011

MÃE do Dia...


Na GRÉCIA Antiga, há indícios de um tipo de comemoração desta data. Os gregos prestavam homenagens a deusa Reia, mãe comum de todos os seres, faziam todos os tipos de comemorações e a ofereciam diversidades de oferendas.
Em ROMA, os romanos também havia semelhanças com as comemorações dos gregos. A comemoração tomou um caráter cristão somente nos primórdios do cristianismo. Era uma celebração realizada  em homenagem a Virgem Maria, a mãe de Jesus.
Na INGLATERRA do século XVII, uma comemoração mais semelhante a dos dias atuais podia se encontrada, era o Domingo das Mães, que tinha como propósito aproximar os filhos que moravam distantes de suas mães e assim podiam visitá-las e presenteá-las.
O DIA DAS MÃES teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna M. Jarvis perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Anna com uma festa. Anna quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio. Após estes eventos, a data espalhou-se pelo mundo todo.