sábado, 9 de julho de 2011

Um tesouro no mar de SANTA...

Leõs, Castelos e um brasão português ao centro: sinais de que a pedra data da União Ibérica.

Pesquisadores encontraram pedra com mais de 400 anos que pertenceu a navio espanhol e provavelmente é o mais antigo naufrágio já localizado na América. Os mergulhadores encontraram no litoral da Ilha de Santa Catarina uma pedra do século XVI com o brasão de armas da Espanha gravado em alto relevo. A descoberta, realizada por especialistas do projeto Barra Sul, que explora a costa sul do Brasil em busca de vestígios históricos, pode ser um dos mais importantes objetos já encontrados no país sobre a época da América colonial.A peça tem quase um metro de altura, cerca de 800 quilos e apresenta o desenho de dois leões e dois castelos; no meio do brasão, há também um símbolo português. Isso indica que o objeto data do período da União Ibérica (1580-1640), momento em que os reinos de Portugal e Espanha (que na época estava centralizado em torno das coroas de Castela e Leão) formaram um só país. A equipe também localizou uma pedra de formato triangular com inscrições em latim e duas bolas ornamentais, que ainda não puderam ser analisadas.
Os pesquisadores acreditam que a peça estava em um dos navios de uma frota de 23 embarcações que saiu da Espanha em 1583 com a missão de construir duas fortalezas no Estreito de Magalhães, no atual Chile, para conter o avanço de piratas ingleses que realizavam um incessante contrabando das riquezas retiradas da América Espanhola.
Caso essa hipótese se confirme, esse será considerado o naufrágio mais antigo já localizado em águas brasileiras e, possivelmente, em toda a América.De acordo com a equipe do Barra Sul, todos esses objetos serão retirados do fundo do mar até agosto. A operação também vai trazer para a superfície um canhão de bronze com mais de três metros de comprimento e outros objetos menores, como fragmentos de cerâmica, pedaços de madeira, pedras de lastro (utilizadas para que as embarcações não balançassem muito em alto-mar) e projéteis de vários calibres. 
Fonte: http://noticias.terra.com.br

quarta-feira, 6 de julho de 2011

História de ontem, HOJE...

Documentos do Império na Internet.






A Assembleia Legislativa lançou na última terça-feira, a nova página do Acervo Histórico na internet. Agora, todo cidadão pode acessar a documentação histórica pertencente ao Parlamento paulista. São mais de 350 mil páginas de documentos originais cujas cópias estão disponíveis para download no Portal da Assembleia.
A página do Acervo Histórico no Portal da Alesp www.al.sp.gov.br entra em nova fase: Disponibiliza para consulta e reprodução mais de 350 mil páginas de documentos originais. O trabalho foi iniciado em 1998, com parceria da Fapesp, e permitiu o escaneamento, em preto e branco, dos documentos mais antigos do Legislativo de São Paulo. O conjunto reúne três séries principais: Império, República Velha e Anos 1930 (1935/1937), além de pequeno conjunto de documentos anteriores a Independência. 

Todos os documentos são gratuitos e estão disponibilizados no site da Assembleia:
www.al.sp.gov.br/web/acervo2/index_acervo.htm