sábado, 23 de julho de 2011

santo CHINÊS...

Igreja Católica anuncia que cientista que viveu na época da dinastia Ming pode ficar a poucos passos de se tornar um santo. 


Na mesma semana em que a Igreja Católica anunciou a beatificação do antigo papa João Paulo II, outra notícia de processo semelhante veio da diocese de Xangai. Um dos principais cientistas da China do século XVII, Paulo Xu Guangqi (1561-1633) representado na pintura acima pelo senhor de vermelho, também será considerado beato pela Santa Sé – o primeiro passo antes de se tornar santo.  
Nascido em Xangai, Xu Guangqi tornou-se um dos principais cientistas do final da dinastia Ming (1368-1644) e é considerado o introdutor da matemática ocidental na China. Em 1600, ele conheceu o jesuíta Matteo Ricci, missionário que vinha da Itália, e se tornou seu discípulo. 
Xu Guangqi traduziu diversas obras científicas ocidentais para o mandarim, como os Elementos, de Euclides, e até hoje os estudantes usam seu livro de geometria na escola. A beatificação do cientista chinês, considerado um herói nacional, também está sendo vista como uma tentativa de aproximação do Vaticano em relação ao governo chinês, com quem mantém relações tensas.




quinta-feira, 21 de julho de 2011

PREGOS da cruz?


Cineasta afirma que dois cravos de metal do século I encontrados em Jerusalém são os utilizados na crucificação de Jesus.

Vinte anos depois de descobertos por arqueólogos durante escavações em Jerusalém, dois pregos em ferro, de 8 cm cada um, voltaram ao centro das discussões em Israel. Isso porque um cineasta sugere que eles tenham sido usados na crucificação de Cristo. A interpretação foi feita pelo documentarista israelo-canadense Simcha Jacobovici para anunciar o lançamento de seu novo filme, Os pregos da cruz, baseado no achado arqueológico. Apesar de reconhecer que não pode ter 100% de certeza do que afirma, sua teoria se apoia em algumas evidências, como a datação dos objetos, de 2 mil anos, e o fato de que eles estariam retorcidos nas extremidades, indicando que possivelmente foram cravados em uma mão. 
Segundo Jacobovici, os pregos estavam na sepultura identificada por arqueólogos como sendo possivelmente a de Caifás, o sacerdote que ordenou a crucificação de Jesus.
Arqueólogos israelenses estão reticentes, mas reconhecem que a teoria de Jacobovici tem sentido e que os pregos datam mesmo do século I a.C., apesar de não terem sido encontrados vestígios de ossos neles. Simcha Jacobovici já havia lançado o mesmo tipo de polêmica em outro filme, quando afirmava ter identificado a sepultura de Cristo, em Jerusalém.

FONTE: http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/os_pregos_da_cruz_de_cristo.html

segunda-feira, 18 de julho de 2011

em MARES brasileiros...

Pesquisadores encontraram os restos do submarino alemão U513, afundado por um avião americano em águas territoriais brasileiras durante a Segunda Guerra Mundial. A foto acima retrata um modelo do U-513.

Os restos do submarino alemão U513, afundado por um avião americano em águas territoriais brasileiras durante a Segunda Guerra Mundial, foram encontrados a 75 m de profundidade próximo ao litoral catarinense, informaram nesta sexta-feira cientistas.O submarino nazista, que chegou a afundar um navio mercante brasileiro, foi encontrado em um local do Oceano Atlântico próximo às praias de São Francisco do Sul (SC). "Por enquanto, só podemos confirmar que o submarino foi encontrado na quinta-feira à noite. Foi o que nos informou por sinal via satélite do alto-mar Vilfredo Schurmann, que comanda a operação", disse o oceanógrafo Rafael Medeiros, pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
O submarino nazista, que chegou a afundar um navio mercante brasileiro, foi encontrado em um local do Oceano Atlântico próximo às praias de São Francisco do Sul (SC). "Por enquanto, só podemos confirmar que o submarino foi encontrado na quinta-feira à noite. Foi o que nos informou por sinal via satélite do alto-mar Vilfredo Schurmann, que comanda a operação", disse o oceanógrafo Rafael Medeiros, pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Reportagem completa em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias