quinta-feira, 9 de junho de 2011

Na TELONA...


Uma produção nacional vai retratar o milionário furto realizado no Banco Central, em Fortaleza, no Ceará, em agosto de 2005. O filme "Assalto ao Banco Central" não teve ainda a data divulgada para seu estreia, tudo co-produzido pela Fox Films.

Fonte: http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2010/04/filme-nacional-vai-retratar-assalto-milionario-banco-central-no-ceara.html

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Checkmate

Hitler e Lênin jogando xadrez em Viena, em 1909
 
Uma imagem inédita que mostra Adolf Hitler ainda jovem jogando xadrez com Vladimir Lênin, foi recentemente revelada e está sendo leiloada por cerca de R$ 122 mil. A foto, que teria sido tirada pela professora de arte do ditador alemão, a judia Emma Lowenstramm, em Viena, no ano de 1909, no verso, o retrato está assinado por ambos. Na ocasião em que a gravura foi feita, Hitler tinha perto de 20 anos e Lênin, aproximadamente o dobro de sua idade. O alemão era um artista amador e Lênin encontrava-se exilado na capital austríaca. A casa, onde foi retratado o encontro entre os dois, pertenceria a uma importante família judia e serviria de palco para discussões políticas no período. Com a Segunda Guerra Mundial, a família precisou fugir e acabou dando muitos dos seus bens, incluindo a foto em questão,  para os seus empregados. E é justamente o tataraneto da governanta desta família que agora tenta vender tanto o registro histórico, quando as peças do antigo jogo de xadrez. Embora ele afirme ter documentos comprovando a autenticidade do quadro, intitulado “Um jogo de Xadrez: Lênin com Hitler – Viena 1909”, especialistas questionam a autenticidade da obra, em especial a presença de Lênin. Porém, de acordo com Richard Westwood-Brookes, que está negociando as peças.  As assinaturas a lápis no verso da foto têm cerca de 80% de chance de serem verdadeiras. - Admito que parece bom demais para ser verdade, mas temos evidências muito fortes de que os itens são genuínos.

Fonte: http://www.sohistoria.com.br/atualidades/tx/14.php

domingo, 5 de junho de 2011

30 Anos sem CURA...


A AIDS foi primeiramente relatada 5 de junho de 1981, quando o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, registrou o Pneumocystis carinii (conhecida por ser causada por Pneumocystis jirovecii) em cinco homossexuais em Los Angeles, Califórnia. No início, o CDC não tinha um nome oficial para a doença, muitas vezes referindo-se a ela por meio das doenças que foram associados a ela, como por exemplo a linfadenopatia, a doença que os descobridores do HIV originalmente nomearam o vírus.Eles também utilizaram o nome "Sarcoma de Kaposi e infecções oportunistas", nome pelo qual uma força-tarefa havia sido criada em 1981. (conhecida por ser causada por
O primeiro caso de AIDS no Brasil foi relatado em 1982. A resposta do Brasil a Aids foi criada em 1985, logo após o país ter retornado da ditadura militar à democracia, numa altura em que apenas quatro casos de Aids tinham sido registrados.O Ministério da Saúde lançou as bases para a Programa Nacional de Controle da AIDS, que foi criado em 1986 e colocado sob a égide da Comissão Nacional de Controle da Aids, um grupo composto por cientistas e membros de organizações da sociedade civil, em 1987. O programa foi reorganizado novamente em 1992 com mais ênfase na articulação entre governo e ONGs. O Projeto AIDS I arrecadou $ 90 milhões em fundos nacionais e um empréstimo de US$ 160 milhões do Banco Mundial entre 1992 e 1998. 
O Projeto AIDS II, também composto de fundos nacionais e um empréstimo do Banco Mundial, somou 370.000 mil dólares entre 1998 e 2002. Em 1990, um ano quando mais de 10 mil novos casos foram registrados, o Banco Mundial estimou que o Brasil teria 1,2 milhão em infecções até o ano 2000. No entanto, em 2002, havia menos de 600 mil infecções estimadas, menos da metade da previsão do BM.