quarta-feira, 1 de junho de 2011

que FÊMUR !!!

O paleontólogo Luiz Carlos Ribeiro, diretor do Museu do Dinossauro, localizado em Uberaba (MG), disse na última sexta-feira (27/05) que técnicos conseguiram escavar um fêmur do maior titanossauro descoberto no Brasil, o Uberaba Titã. O fóssil, que mede aproximadamente 1,45m, foi considerado pelo especialista como o maior já encontrado e foi retirado da rocha somente na ontem, terça-feira (31/05).


“Dentro do conhecimento que a gente tem, desde o início das pesquisas em 1945, no município de Uberaba, esse fêmur deve ser o maior fóssil já encontrado aqui”, afirmou Ribeiro.O sítio arqueológico fica no quilômetro 153, da BR-050, que liga Uberaba a Uberlândia, no Triângulo Mineiro. As escavações especificamente nesse local começaram em 2004, quando da duplicação da rodovia.
Na quarta-feira (25/05), outro fêmur, porém menor, já havia sido retirado do local e levado para o laboratório do museu. Ele foi descoberto em janeiro deste ano, mas por conta das chuvas, não foi possível a sua remoção.
 Segundo o especialista, o herbívoro, cujos maiores exemplares chegavam a medir de 15 a 20 metros de comprimento, tinha peso estimado em 10 toneladas.Ribeiro explica que esse animal compartilha semelhanças com outros dinossauros do mundo, mas a particularidade da morfologia das suas vértebras o transformou numa espécie exclusiva do Brasil.
Os titanossauros habitaram praticamente todos os continentes, excetuando-se a Antártida. Ainda conforme o especialista, eles foram possivelmente uma das últimas espécies de dinossauros a povoar a Terra, antes da extinção total deste grupo de répteis, há 65 milhões de anos.
“Esse fóssil encontrado hoje deve ser de um animal de aproximadamente uns 18 metros”, afirmou o paleontólogo. No museu existe uma réplica do Uberaba titã, com 12 metros de comprimento.

Fonte: www.bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário